terça-feira, 5 de junho de 2012

TAREFA DE CASA

TAREFA DE CASA....





Eu sei Meninas, tem hora que é muito DIFÍCIL ter que ATURAR "fazer" tarefa de casa.
Me recordo da época que era EU sentada na mesa fazendo minhas tarefas.... &%$#@!!!!!!!!!
Fala sério, era muito chato, difícil, a hora não passava, as vezes.... IMPOSSÍVEL.
- QUE SACO, NUM ACABA!
- OS MEUS AMIGOS NÃO FAZEM!
- SÓ VOU COPIAR UM PEDAÇO!
- DROGA QUANTA COISA PARA COPIAR
- DE NOVO?!?!
- TEM MAIS?!?!?!?!
Me lembro também do importantíssimo papel dos meus pais me ajudando, e pensando...COMO SERÁ QUE ELES SABEM TUDO ISSO QUE É TÃO DIFÍCIL?!?
E seguindo estes pensamentos, fazendo tarefa com meus filhos, achei este texto bem elaborado e explicado, para nos dar um alerta, e ajudar em muitas questões, que até hoje nos perseguem....

Tarefa de casa – A quem compete?


A mãe deve ajudar o filho?
Se ele não sabe como fazer, a mãe deve explicar?
Essas e tantas outras perguntas fazem parte do cotidiano de mães/pais que têm seus filhos, principalmente, nos anos iniciais do Ensino.
Na verdade a tarefa de casa tem como objetivo maior verificar se a aprendizagem aconteceu ou se ainda restaram dúvidas. Assim como tantos outros recursos a tarefa de casa é uma ferramenta intencionalmente usada pelo professor com o objetivo de promover e verificar a aprendizagem além de estimular a autonomia do aluno.
O conteúdo da tarefa de casa foi explicado e exercitado em sala de aula, logo o aluno tem condições de resolvê-la se ele se apropriou do que foi ensinado, ou seja, se ocorreu a aprendizagem. Neste caso a tarefa de Casa agirá como um reforço.
Caso haja dúvida, o aluno demonstrará dificuldade em realizá-la e é ai que o professor tem que tomar ciência para que possa sanar a dúvida.
Os pais nunca devem fazer a atividade de casa para o filho. Se a mãe/pai realiza a Tarefa para o filho, o professor entende que o aluno aprendeu e segue em frente com a matéria. Por esta razão é muito importante que o aluno se empenhe em realizar a Tarefa, e caso não a consiga, que retorne para a sala de aula com as tentativas. Levar as tentativas é muito importante para que o professor possa identificar em que momento do desenvolvimento da atividade está ocorrendo a falta de entendimento.
Os pais devem sempre incentivar o filho a tentar realizar a tarefa para que tenha a possibilidade de superar a dificuldade.
Não se deve descartar a hipótese de que a criança pode ter encontrado um ótimo argumento para deixar de realizar a Tarefa de casa insistindo que a professora não explicou ou mesmo usar o “não entendi” com desculpa constante para não realizar a tarefa.
Há a criança lenta que demora muito para realizar a tarefa e esta demora acaba dando a impressão de que não sabe e deixando seus pais sem paciência. Vale lembrar que cada criança tem o seu ritmo e é muito importante que ele seja respeitado. É por este motivo que a parceria pais/escola/aluno é tão importante.
Por ela ser vagarosa deve ser reservado um tempo maior para a realização da lição de casa. Prepare um ambiente tranquilo, sem interferências, para que a distração não contribua para uma maior demora, e dialogue bastante a incentivando a tentar realizar as tarefas um pouco mais depressa. Este diálogo deve ser de estímulo e motivação e não de cobrança.
Caberá aos pais propiciar um local adequado para que a criança possa se concentrar na Tarefa. Ela deverá ser realizada em local tranquilo sem a presença de televisão, som ou videogames ligados. Deverá ter boa iluminação e ser realizada numa mesa e não no chão ou no colo da criança.
Os pais devem reforçar que a Tarefa de casa compete ao estudante fazer e que ele não precisa esperar a mãe/pai mandar. Cabe a ele tomar a iniciativa de realizá-la e assim desenvolver o senso de responsabilidade, tão importante para a sua trajetória na escola, no trabalho, enfim na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário